A reabilitação auditiva com o uso de aparelhos auditivos visa ajudar os indivíduos com perda de audição a otimizar sua audição residual, promover uma comunicação eficaz e melhorar sua qualidade de vida geral.
O processo começa com uma avaliação completa da audição para determinar o tipo e o grau de perda auditiva do indivíduo. Com base nesses resultados, um profissional de saúde auditiva ajudará o paciente a selecionar os aparelhos auditivos mais adequados às suas necessidades auditivas específicas.
Uma vez selecionados os aparelhos auditivos, eles são ajustados e programados para atender às necessidades auditivas individuais do paciente. Isso inclui configurar os parâmetros de amplificação, como ganho, saída máxima, compressão e demais recursos, de acordo com as necessidades e o conforto auditivo do paciente.
Os primeiros dias e semanas são importantíssimos para que a adaptação ocorra, isto é, para que o cérebro passe a se acostumar aos novos estímulos sonoros fornecidos pelos dispositivos auditivos, resultando em uma melhora progressiva na percepção auditiva e na qualidade da audição.
Durante o processo, alguns exames essenciais são realizados para garantir que os aparelhos auditivos estejam fornecendo o benefício auditivo desejado e atendendo às necessidades específicas do usuário.
A adaptação dos aparelhos auditivos é um processo contínuo e dinâmico que requer acompanhamento regular com um profissional de saúde auditiva. Durante essas consultas de acompanhamento, os aparelhos auditivos são reavaliados e ajustados conforme necessário para garantir que continuem a atender às necessidades auditivas do paciente ao longo do tempo.
O processo de adaptação dos aparelhos auditivos também envolve educar o paciente sobre o uso e a manutenção adequados dos equipamentos, bem como fornecer suporte emocional e prático para lidar com os desafios associados à perda auditiva e ao uso de dispositivos auditivos.
A reabilitação vestibular é um programa de tratamento projetado para ajudar pessoas com distúrbios do equilíbrio e da função vestibular a melhorar sua estabilidade postural, reduzir os sintomas de tontura e vertigem, e recuperar sua capacidade de realizar atividades diárias com segurança e confiança.
O tratamento para tontura causada pela vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) geralmente envolve manobras específicas que ajudam a reposicionar os cristais de carbonato de cálcio (otocônias) dentro do ouvido interno, aliviando assim os sintomas de vertigem.
Na AudClinic realizamos as mais variadas estratégias de tratamento para as pessoas que sofrem com tontura, sendo a avaliação inicial extremamente importante para definir conduta.
Sim, zumbido tem tratamento!
A estratégia de tratamento vai depender da causa do zumbido e de fatores correlacionados a ele que influenciam na gravidade desse sintoma.
Na AudClinic trabalhamos com várias estratégias cientificamente comprovadas para amenizar a percepção do zumbido e melhorar a qualidade de vida do paciente. Terapia sonora, fotobiomodulação, neuromodulação, eletroestimulação, terapia manual, terapia de neuromodulação e terapia cognitiva comportamental são algumas das estratégias utilizadas de forma combinada e personalizada para cada indivíduo, para aliviar o zumbido.