A audição é um dos nossos sentidos mais importantes e complexo que nos permite a comunicação e interação com as pessoas e o meio que vivemos. Porém, você sabia que o órgão responsável pela nossa audição não é só a orelha? Isso mesmo! A orelha é apenas a porta de entrada dos sons, mas a identificação dos sons acontece mesmo no nosso cérebro.
Basicamente, o som passa pelo sistema auditivo que é dividido em três partes:
- Orelha externa: o som entra pelo pavilhão auditivo externo, caminha pelo conduto auditivo e vibra o tímpano;
- Orelha média: do tímpano, passa para a orelha média vibrando os três menores ossos do corpo humano (martelo, bigorna e estribo), amplificando os sons;
- Orelha interna: a vibração dos ossículos chega até a cóclea e estimula várias células sensoriais, convertendo então o som em um sinal elétrico. Esse sinal elétrico por sua vez é enviado ao nervo auditivo.
O sinal elétrico chega até o cérebro por meio dos nervos auditivos. No córtex auditivo, a informação sonora é processada e entendida.
Quando há uma perda auditiva, a informação sonora não chega ou chega de forma incompleta no nosso cérebro. Por isso a importância da detecção e tratamento precoce para melhorar a comunicação e qualidade de vida da pessoa.